A Associação Desportiva Ovarense foi fundada em 19 de dezembro de 1921, por iniciativa de um grupo de vareiros e com o apoio de duas instituições de Ovar: O Orfeão de Ovar e o Ovar Sporting Club. Em conjunto, estas conseguiram amealhar a quantia de 530 escudos, tendo ainda sido cedido o campo de jogos onde este último jogava, conhecido como "Campo da Cadeia" (uma vez que era localizado em frente ao estabelecimento prisional que existia na época, em Ovar). A primeira direção do Clube tomou posse a 2 de janeiro de 1922, presidida por José Dias Simão.
Nos Estatutos, redigidos por Afonso Abragão (também autor do emblema), foi fixada a quota de mensal de 1,50 escudos. A primeira formação da A.D.O. apresentava-se com um equipamento completamente branco, e a maioria dos seus atletas era oriunda do Ovar Sporting Club. Em 22 de novembro de 1922, a equipa apresentou-se em campo pela primeira vez com as atuais listas horizontais alvi-negras, já com o emblema de Afonso Abragão, num jogo contra o Sporting Clube de Coimbrões.

EP. 1 | "Origens"

A 19 de Dezembro de 1921 a nossa A.D.O. nasceu. - "Em meados de 1920 os irmãos Bonifácio reuniam no armazém de cereais de seu Pai, com um grupo de amigos, dentre os quais Américo Melo, Afonso e Joaquim Abragão, Rasgado Rodrigues, Joaquim Cunha de Oliveira e Silva e outros, no propósito firme de organizarem um Clube Desportivo que logo denominaram de Associação Desportiva Ovarense. - Entretanto, a direcção do Ovar Sporting Clube, à qual presidia Benjamim Jaime de Almeida e Augusto Lopes Fidalgo, e a direcção do Orfeão, cujo quadro associativo estava enquadrado no referido Clube, aderem à fundação da A.D.O.. - Sem dúvida alguma à direcção do Ovar Sporting Clube se deve ter vingado a vontade daquele punhado de rapazes. - E, na tarde memorável daquele dia 19 de Dezembro de 1921, em numerosa assembleia geral efectuada na sede do Ovar Sporting Clube e do Orfeão, ali na Rua Antero de Quental, na casa onde nasceu o desporto vareiro no ano já distante de 1915, pertença do abastado capitalista e proprietário Manuel Maria Barbosa Brandão, um dos grandes pioneiros e protector do nosso primeiro grupo de futebol, Ovar Sporting Clube, se firmaram os alicerces da Associação Desportiva Ovarense, a sua fundação. - Foram portanto pais da A.D.O., Ovar Sporting Clube e o Orfeão de Ovar… - A equipa era constituída de camisola e calção branco,…" in Boletim Comemorativo, Ovar - 1971

EP. 2 |"CRUZ AO PEITO" 

"O brazão da A.D.O. foi apresentado, um da autoria de Manuel Dias Simões e outro de Afonso Abragão. Embora a 'maquete' de Dias Simões tivesse maior nível artístico e desportivo, o certo é que posto à apreciação dos associados, após renhida discussão, venceu por uma mínima percentagem de votos o desenho de Afonso Abragão, a cruz de Cristo em vermelho entre esfera a preto, tendo ao centro em campo raso, também a preto, as letras A. D. O..", "À sombra do teu pendão, caminharás àvante e gloriosa!" por Arada e Costa. in Boletim Comemorativo, Ovar - 1971.

Em imagem: A evolução da cruz de Cristo durante as décadas passadas.

EP. 3 | 

Em Breve

P